sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

OFICINA - CONCLUSÃO DO PROGRAMA

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO – 13º ENCONTRO – TP2 – UNIDADES 07 e 08
PRFESSOR FORMADOR: Emanoel Paulo Miranda Matos
COORDENADORA: Marisa Santos Souza

TEMAS: - A Arte, formas e função.
- Linguagem figurada.

OBJETIVOS

Rever e sistematizar as informações essenciais em trono da Arte e da linguagem figurada.
Desenvolver a leitura e a produção de texto dos cursistas.

PROGRAMAÇÃO: PERÍODO E ATIVIDADE

1º momento
8h.
às
08h. e 40min.
Abertura das atividades

 Mensagem: Telas de Van Gogh.
 Um momento de reflexão sobre as nossas relações cotidianas com as Artes.
(Quando pensa em Arte, que objetos ou atividades mais especialmente vêm à sua mente?)
 Apresentação de slides – Iniciando nossa conversa, TP2 – unidades 7 e 8.

Objetivo:
Identificar a Arte na vida cotidiana..


2º momento
8h. e 40min.
às
9h. e 20min.
Relatos de experiências e resultados

Relatos de atividades “Avançando na Prática” desenvolvidas com seus alunos, (apresentar material produzido pelos alunos), apontado o que julgou importante para que, acertos e dificuldades sejam discutidos no grupo.
Das atividades Lição de Casa, fazer relato oral da que foi desenvolvida e entregar registros escritos ao formador.

Momento para a troca de experiências.

3º momento
9h e 20min.
às
11h.
Proposta de atividade com texto-charge (leitura e produção)

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

1- Interpretação de texto-charge. - TP2, p.154 (50 min.)

a- A atividade deve ser desenvolvida em dupla;
b- Interpretação da charge de Quino, observando a presença de figura de linguagem que esta privilegiada nela.
c- Responder, através de registros escritos, as perguntas relacionadas à charge.
d- Com a atividade concluída, a dupla irá apresentar suas conclusões ao grupo. Discutam as possíveis diferenças de interpretação.

2- Produção de texto. (50 min.)

a- Faça com seu colega um bilhete ou cartão, dirigido ao patrão, comentando sua atitude. Pode ser uma argumentação contra ela, ou um comentário irônico em torno dela. Lembre-se deve ser um texto curto e com as formalidades do gênero escolhido;
b- O texto deve ser apresentado ao grupo maior;
c- Observe as intervenções em sua produção, e veja se há algo a ser modificado. Da mesma forma, ouça atentamente a produção das outras duplas e opine sobre cada uma delas.
4º momento
11h.
as
1h. 40min.
Avaliação

Cada cursista fará seus comentários, de forma franca, apontando o que foi significativo para sua prática pedagógica.

Objetivo:
Avaliar os objetivos propostos, se estes foram atingidos, e se a unidade trouxe novidades, se aprendeu algo de novo, que reflexão o texto possibilitou que fizesse.
Participe!

Um comentário:

  1. Paulo,
    Parabéns pelo excelente trabalho realizado.
    Poste sua reflexão sobre o seminário de avaliação.
    Um abraço, Professora Valquíria

    ResponderExcluir