Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO – 7º ENCONTRO – TP6 – UNIDADES 21 e 22
PRFESSOR FORMADOR: Emanoel Paulo Miranda Matos
COORDENADORA: Marisa Santos Souza
TEMAS: - Argumentação e Linguagem.
- Produção Textual: planejamento e escrita.
OBJETIVO
Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.
1º MOMENTO (30 min.)
ü Mensagem de Boas Vindas.
Objetivo:
Promover reflexões sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades.
Apresentação de slides - Proposta da oficina e apresentação das unidades (21 e 22).
Objetivo:
Promover reflexões sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades.
2º MOMENTO (50 min.)
Relatos de experiências e resultados
1- Relato de experiências e resultados (Atividade desenvolvida em sala de aula: uma das propostas Avançando na prática das unidades 19 e 20), apontando os pontos positivos e negativos observados.
2- Entregar, por escrito, as observações e/ou comentários relacionados à atividade Avançando na prática desenvolvida com seus alunos.
3- Socializar as experiências e resultados obtidos, troca de informações, com o grupo pois assim, nosso trabalho pedagógico, de fato, ser bem sucedido.
Momento para a troca de experiências, avaliação, onde o cursista possa fazer perguntas, pedir esclarecimentos e sugerir.
3º MOMENTO (120 min.)
Proposta de atividade a ser desenvolvida pelos cursistas: Atividade em grupo:
Produção textual – crônica.
A partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar, publicado em O imaginário cotidiano. São Paulo, Global, 2002. p. 155-156. vamos desenvolver um texto (gênero crônica). TP-6. p. 219.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1- Tendo em vista as leituras das unidades (21 e 22), desenvolvam o fechamento do texto. Enquanto o grupo produz o texto, todos devem falar alto as decisões que tomam, perguntas que seguem, diálogos com o texto que possam ocorrer. Um dos colegas vai anotar todos os elementos do planejamento e revisão que ocorrerem durante a escrita do restante do texto.
2- Leia o texto produzido para o restante dos colegas.
3- Em seguida, apresente as anotações sobre os procedimentos e tomadas de decisões produzidos durante a escrita do texto. Discuta com seus colegas.
4- Façam então, um planejamento sobre a utilização desse texto em sala de aula. Que procedimentos utilizar? É possível utilizar algumas das estratégias identificadas durante a escrita do grupo para o trabalho com a escrita em sala de aula? Justifique.
5- Apresente seu planejamento e a justificativa aos colegas de oficina.
4º MOMENTO (20 min.)
Avaliação da Oficina
Objetivo:
Avaliar os objetivos propostos, se estes foram atingidos, e se a unidade trouxe novidades, se aprendeu algo de novo, que reflexão o texto possibilitou que fizesse. Participe!
Cada cursista fará seus comentários, de forma franca, apontando o que foi significativo para sua prática pedagógica.
5º MOMENTO (20 min.)
Apresentação de um breve resumo dos temas que serão estudados no próximo encontro, enfatizando uma visão geral e dos conceitos que possam representar alguns problemas de compreensão durante o seu estudo individual na quinzena seguinte.
Explorando, “Avançando na Prática” unidades 23 e 24 do caderno TP6 com orientações para atividade prática em sala de aula.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caesars Casino & Resort - Henderson, NV Jobs | KPRC
ResponderExcluirAbout Caesars Casino & Resort. Our 거제 출장마사지 Mission 진주 출장샵 is to 구리 출장마사지 provide the finest dining, 과천 출장마사지 entertainment, gaming and dining in Henderson, 남양주 출장샵 Nevada.