sexta-feira, 11 de setembro de 2009

1ª OFICINA / TP6

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO – 7º ENCONTRO – TP6 – UNIDADES 21 e 22
PRFESSOR FORMADOR: Emanoel Paulo Miranda Matos
COORDENADORA: Marisa Santos Souza

TEMAS: - Argumentação e Linguagem.
- Produção Textual: planejamento e escrita.


OBJETIVO

Identificar estratégias relacionadas ao planejamento e à revisão durante a escrita de textos.

1º MOMENTO (30 min.)

ü Mensagem de Boas Vindas.

Objetivo:
Promover reflexões sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades.

Apresentação de slides - Proposta da oficina e apresentação das unidades (21 e 22).

Objetivo:
Promover reflexões sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades.


2º MOMENTO (50 min.)

Relatos de experiências e resultados
1- Relato de experiências e resultados (Atividade desenvolvida em sala de aula: uma das propostas Avançando na prática das unidades 19 e 20), apontando os pontos positivos e negativos observados.
2- Entregar, por escrito, as observações e/ou comentários relacionados à atividade Avançando na prática desenvolvida com seus alunos.
3- Socializar as experiências e resultados obtidos, troca de informações, com o grupo pois assim, nosso trabalho pedagógico, de fato, ser bem sucedido.

Momento para a troca de experiências, avaliação, onde o cursista possa fazer perguntas, pedir esclarecimentos e sugerir.


3º MOMENTO (120 min.)

Proposta de atividade a ser desenvolvida pelos cursistas: Atividade em grupo:
Produção textual – crônica.


A partir de um trecho do texto de Moacyr Scliar, publicado em O imaginário cotidiano. São Paulo, Global, 2002. p. 155-156. vamos desenvolver um texto (gênero crônica). TP-6. p. 219.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

1- Tendo em vista as leituras das unidades (21 e 22), desenvolvam o fechamento do texto. Enquanto o grupo produz o texto, todos devem falar alto as decisões que tomam, perguntas que seguem, diálogos com o texto que possam ocorrer. Um dos colegas vai anotar todos os elementos do planejamento e revisão que ocorrerem durante a escrita do restante do texto.
2- Leia o texto produzido para o restante dos colegas.
3- Em seguida, apresente as anotações sobre os procedimentos e tomadas de decisões produzidos durante a escrita do texto. Discuta com seus colegas.
4- Façam então, um planejamento sobre a utilização desse texto em sala de aula. Que procedimentos utilizar? É possível utilizar algumas das estratégias identificadas durante a escrita do grupo para o trabalho com a escrita em sala de aula? Justifique.
5- Apresente seu planejamento e a justificativa aos colegas de oficina.


4º MOMENTO (20 min.)

Avaliação da Oficina

Objetivo:
Avaliar os objetivos propostos, se estes foram atingidos, e se a unidade trouxe novidades, se aprendeu algo de novo, que reflexão o texto possibilitou que fizesse. Participe!
Cada cursista fará seus comentários, de forma franca, apontando o que foi significativo para sua prática pedagógica.


5º MOMENTO (20 min.)

Apresentação de um breve resumo dos temas que serão estudados no próximo encontro, enfatizando uma visão geral e dos conceitos que possam representar alguns problemas de compreensão durante o seu estudo individual na quinzena seguinte.
Explorando, “Avançando na Prática” unidades 23 e 24 do caderno TP6 com orientações para atividade prática em sala de aula.

Um comentário:

  1. Caesars Casino & Resort - Henderson, NV Jobs | KPRC
    About Caesars Casino & Resort. Our 거제 출장마사지 Mission 진주 출장샵 is to 구리 출장마사지 provide the finest dining, 과천 출장마사지 entertainment, gaming and dining in Henderson, 남양주 출장샵 Nevada.

    ResponderExcluir