sábado, 29 de agosto de 2009

RELATÓRIO 1ª OFICINA COLETIVA

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Língua Portuguesa

Coordenação Local: Marisa Santos Souza
Professor-formador: Emanoel Paulo Miranda Matos
E-mail: adnarimmi@hotmail.com Bolg: adnarimmi.blogspot.com
Fone: (74) 9963 9559
Área de atuação: Coordenação Pedagógica das séries/anos finais do E. Fundamental
Prefeitura Municipal / Secretaria de Educação
Município: Lapão UF: Bahia


Relatório I: Oficina introdutória e 1ª Oficina coletiva de estudo dos TPs

O Programa GESTAR II foi apresentado à comunidade escolar do Ensino Fundamental das séries/anos finais (diretores, coordenadores pedagógicos e professores) do município de Lapão pela coordenadora local do Programa e pelos professores formadores. Na ocasião, a equipe pedagógico-administrativa da Secretaria de Educação (secretária, assessoria técnica e coordenação pedagógica) participou do encontro de apresentação do Programa que foi realizada no dia 28 de março de 2009, com duração de oito horas, sendo assim distribuídas, quatro horas para apresentação e estudos sobre a proposta do Programa GESTAR II, caderno Guia Geral, Oficina Introdutória e quatro horas para estudos do caderno teoria e prática TP3, unidades 09 e 10, 1ª Oficina Coletiva.

A proposta das atividades da 1ª Oficina foi desenvolvida a partir de um planejamento desenvolvido pelo formador. É conveniente relatar que num momento pré-estabelecido na Oficina Introdutória os diretores das escolas da Rede Municipal inscreveram seus professores para o Programa. Na área de Língua Portuguesa forma inscritos 28 professores das nove escolas da Rede Municipal de Ensino que oferecem as séries/anos finais do Ensino Fundamental.

Participaram da 1ª Oficina Coletiva e de estudos do TP3 das unidades 09 e 10, vinte e três professores, estando ausentes cinco professores. Por ser o 1° encontro, não foi possível determinar o número de cursistas evadidos.

A Oficina foi desenvolvida seguindo o seu planejamento onde, no 1° momento foi apresentado o objetivo dos estudos do caderno TP3, unidades 09 e 10, em seguida, os cursistas Foram informados da programação e desenvolvimento da Oficina.

As atividades foram iniciadas com a leitura de uma mensagem e realização de uma dinâmica acolhida (Provérbios pela metade) e apresentação dos participantes. Na sequência das atividades, foi realizada uma projeção de slides sobre Gêneros Textuais e suas competências sócio-comunicativas. No 3° momento realizamos estudos teóricos para reflexão e discussão sobre o tema em pauta, em seguida o formador propôs uma dinâmica de apresentação dos diferentes gêneros textuais através de colagens em cartolina e assim, desenvolvemos atividades de produção textual a partir de um texto gerador. Os cursistas socializaram suas produções textuais justificando a estrutura e o gênero textual das mesmas.

A avaliação aconteceu de forma escrita onde, cada cursista apontou o que foi bom (Que bom ...), o que ficou a desejar (Que pena ...) e sugestões para o próximo encontro (Que tal ...), os resultados estão postados no blog (adnarimmi.blogspot.com). o objetivo real da avaliação é de rever e refletir sobre nossa prática e assim aprimorar nosso trabalho para o êxito das próximas Oficinas.

As atividades foram concluídas com uma breve apresentação das unidades 11 e 12, TP3, orientações para a lição de casa e os avançando na Prática, TP3, unidades 09 e 10, que serão desenvolvidos em sala de aula pelo professor cursista.

Durante o andamento da Oficina ficou claro o compromisso que os cursistas demonstraram pelo Programa. Na oficina, as dinâmicas apresentadas para estudos individual e/ou em grupos foram adotadas como modelo para serem desenvolvidas na prática do professor. No momento planejado para estudo do avançando na prática e orientação sobre a lição de casa, os participantes compreenderam o propósito de cada uma dela, já priorizando algumas das propostas para serem desenvolvidas com os alunos em sala de aula.

O planejamento desta 1ª oficina foi elaborado para 4 horas, distribuídas em 5 momentos distintos, o 1° momento (40 min.), dinâmica de abertura dos trabalhos e apresentação dos objetivos do encontro; o 2° momento (60 min.) relatos de experiências e resultados pretendidos e estudos de aprofundamento teórico; 3° momento (20 min.) avaliação dos trabalhos e o 5° momento foi definido para o encerramento e conclusão da Oficina desenvolvida, neste último, realizamos a dinâmica das balas coloridas, Dinâmica do Bem Estar.

No momento de estudos e aprofundamento teórico foram feitas a leitura e discussão do texto, Gêneros Textuais: uma aproximação, Mara Lúcia F. de Andrade (UNESP). Ainda sobre estudos de aprofundamentos teóricos, em acordo firmado entre os presentes, ficou determinado um período semanal para estudos dos cadernos TPs, tanto para o formador (5 horas) quanto para os cursistas (5 horas) e, apresentação das reflexões na Oficina seguinte, ficando também estabelecido um cronograma de acompanhamento, Platão Pedagógico, e visitas à unidade escolar dos cursistas atua.
Considerando os depoimentos dos professores-cursistas, e por se tratar de um município pequeno onde todos conhecem a todos, nosso convívio em grupo, nossas relações interpessoais são muito estreitas, fatores propiciaram um bom andamento dos trabalhos.

Quanto ao meu parecer sobre o encontro, 1ª Oficina, a minha forma de conduzir os trabalhos, atuando como líder que orienta e organiza, que escuta, que respeita e acata sugestões, creio que os conduzi com eficiência e de maneira satisfatória para mim e para o grupo. É o que se confirma com comentários feitos pelos cursistas: “Os temas abordados, as atividades propostas, os questionamentos levantados, as dúvidas esclarecidas, a troca de experiência e a eficiência do professor-formador contribuíram para melhorar nossas ações pedagógicas / Elizângela Lima”; “Vivenciar novas idéias, debates, informações que nos ajudarão a melhorar a aprendizagem dos alunos e nosso trabalho em sala de aula, o professor-formador soube conduzir com muita sabedoria as discussões / Wilton Carlos”.

Um dos desafios percebido durante a realização da 1ª Oficina foi o de romper paradigmas quanto à prática de alguns professores da Rede Municipal de Ensino, no que se refere ao trabalho com texto: leitura e escrita em sala de aula. Também ficou clara a resistência , por parte de alguns cursistas, em compreender as novas metodologias propostas pelo Programa e, de se construir competências da leitura e escrita, reconhecendo a linguagem e as experiências sociolinguísticas como instrumentos de ascenção sóciocomunicativa para o aluno, através de suas relações com os diferentes gêneros/tipos textuais. Quanto ao logístico, Secretaria de Educação disponibilizou todo o apoio necessário. A grande conquista foi provocar nos professores o desejo de fazer a educação acontecer como mecanismo para a busca e desenvolvimento do processo de letramento dos alunos.

É importante relatar que, no período de Março a Agosto, no município de Lapão já foram realizadas nove Oficinas, sendo sete Oficinas das unidades dos TPs 3, 4, 5 e 6, uma oficina introdutória e uma Oficina de avaliação das seis primeiras oficinas desenvolvidas.

Lapão Bahia, 30 de Agosto de 2009.

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