quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MEMORIAL

MINHAS MEMÓRIAS

Professor-formador: Emanoel Paulo Miranda Matos


Se bem me lembro, a minha alfabetização ocorreu por volta da década de 70 (ano 71), sob a mediação de minha mãe, que na época era professora primária. Com a ajuda da professora Fleide, onde a escola funcionava em uma garagem vizinha a sua casa, e que todos os alunos levam seu banquinho escolar com assento em couro de boi, onde escrevíamos com o caderno apoiado nas pernas, essa professora ensinou-me a escrever todo o meu nome e outras palavras mais comuns do meu cotidiano, isso porque ler eu já sabia, mais ou menos, pois sempre observava minha mãe lendo revistas de fotonovelas.
Nesse mesmo período, sai do ABC e foi promovido para Cartilha, um livro de capa azul com letras amarelas, a Cartilha de Paulo e Lalá, me lembro como se estivesse com o referido livro em mãos, nesse momento.
O Curso Primário, eu o fiz na escola Justiniano Dourado, uma escola pública estadual. Nesse período, dos professores que mais tenho lembranças, são as professoras Rivanda, esta era muito amiga de minha mãe , e que era muito brava, isso na 1ª série, e lembro também da professora Aghazinha, que sempre batia na cabeça nos alunos com uma régua de madeira, tudo isso, durante a 4ª série. Ao final de cada ano letivo, as professoras organizam um passeio com seus alunos em uma fazenda de um dos pais dos alunos, era um momento de alegria e muita diversão para todos nós, nessa época não tínhamos clubes na cidade.
Minha escola, minha escola tinha três salas de aula todas elas com carteira dupla, em minha sala, que era a maior e que estudei nela nas 2ª, 3ª e 4ª séries, funcionavam a diretoria e a secretaria da escola, tudo ao mesmo tempo.
Durante o Curso Primário, sempre foi um dos “melhores” alunos da turma e sempre ganhava presentes pelos meus resultados (notas), presentes estes vindos das estagiárias e/ou das professoras regentes.
O Curso Ginasial, li o primeiro romance “O menino do Dedo Verde”, estudei da 5ª a 8ª serie no colégio da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade). Sempre gostei da matéria escolar, Português pois, são os professores dessa disciplina que mais tenho em memória. Um desses professores foi Evandro Miranda Rios, achava linda a letra dele no quadro negro, tato é que, de tanto imita-lo, hoje minhas letras são muito parecidas com as dele. Não posso me esquecer da professora Marizete Carvalho, já esta era um tantinho chata, mesmo assim, gostava das aulas dela. Hoje, eu sempre me pego refletindo “A roda viva da vida” pois, esta professora é minha aluna No Programa REDE UNEB 2000, no curso de Pedagogia, programa coordenado pela Universidade do Estado da Bahia, onde atuo como professor-orientador.
No Curso Médio estudei na Escola Agrotécnica de Irecê onde, conclui o curso profissionalizante. Todos os meus estudos foram realizados em escola pública.
Como profissional, minha primeira experiência foi na secretaria Municipal de Educação, local onde passei a me identificar com a prática do magistério. Voltei a estudar o Curso de formação do Magistério, porém não conclui. Mas, com menos de 20 anos, assumi a sala de aula do Curso de Técnico Agrícola, nesse período, e como hoje, tendo qualquer formação pode ser professor, foi lecionar as disciplinas de Extensão Rural e Zootecnia, claro que disciplinas de minha área de formação, e imagine, dando aula para alunos muito mais velhos que eu. Daí em diante, ganhei gosto pela prática do magistério.
Quando tive a oportunidade de ser professor de Língua portuguesa para o Ensino Fundamental, não pensei duas vezes. Só que antes de minha formação acadêmica, fiz um curso adicional de 2800 horas, aos finais de semana, de Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa pelo Instituto Caxiense de Salvador, além de outros cursos, participei de congressos e seminários voltados ao ensino da língua portuguesa.
Habilitei-me pela Universidade do Estado da Bahia com o curso de Pedagogia, hoje estou pós-graduando em Gestão Escolar e graduando em Letras com Inglês pela Faculdade de Tecnologias e Ciências da Bahia / FTC.
No momento, sou professor efetivo da Rede Municipal atuando como coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de minha cidade, e para melhor ampliar os meus crescimentos profissionais, estou como professor-formador do Programa GESTAR II.

Lapão BA, 12 de Agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário