PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
– GESTAR II –
PLANEJAMENTO - 28.03.2009 -
– GESTAR II –
PLANEJAMENTO - 28.03.2009 -
1ª OFICINA – TP3 – UNIDADES 9 e 10
TEMAS: - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Trabalhando com gêneros textuais
OBJETIVO
Quando os indivíduos se comunicam, utilizam a língua, e isso se dá através de um tipo/gênero de textos falados e/ou escrito, mesmo não tendo conhecimento do fato. Assim, o objetivo desse estudo, gêneros textuais, e que o indivíduo compreenda o uso da língua e suas singularidades para facilitar a linguagem.
1º MOMENTO (20 min.)
Acolhida com dinâmica de apresentação dos participantes.
2º MOMENTO (20 min.)
Apresentação do objetivo: Identificar diferenças e semelhanças relacionando os gêneros textuais com a competência sócio-comunicativa.
3º MOMENTO (60 min.)
Metodologia e desenvolvimento:
ü Apresentação dos diferentes gêneros e tipologias textuais através de exposição em cartazes;
ü Estudos teóricos com apresentação e projeção de slides;
ü Leitura e reflexão de textos que tematizam o Trabalho como ação humana;
ü Apresentação de slides: Gêneros textuais;
ü Apresentação escrita – professor cursista – relatos das experiências na prática em sala de aula;
ü Atividade extra: Gêneros literários e não literários: - leitura complementar.
OFICINA DA UNIDADE 10 – DESENVOLVIMENTO (120 min.)
EIXO – letra e música: Mulher nova bonita e carinhosa..., composição de Zé Ramalho.
1- Apresentação e distribuição de textos, letra da música;
2- Áudio da música;
3- Roda de conversas sobre a composição poética da música, considerando gênero e tipo textual;
4- Produção dos diferentes tipos de textos a partir do texto trabalhado, música: Mulher nova bonita e carinhosa...
AVALIAÇÃO (20 min.)
A avaliação é uma prática que realizamos, intencionalmente ou não, sempre ao final de cada ação por nós realizada. Com o nosso trabalho não será diferente, realizaremos uma avaliação a cada encontro com o objetivo de melhorar e dar mais qualidade aos trabalhos, para assim, esses trabalhos influenciarem nossa prática em sala de aula.
ENCERRAMENTO (10 min.)
Mensagem final e dinâmica das balas coloridas
- Aquarela do bem estar.
TEMAS: - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado
- Trabalhando com gêneros textuais
OBJETIVO
Quando os indivíduos se comunicam, utilizam a língua, e isso se dá através de um tipo/gênero de textos falados e/ou escrito, mesmo não tendo conhecimento do fato. Assim, o objetivo desse estudo, gêneros textuais, e que o indivíduo compreenda o uso da língua e suas singularidades para facilitar a linguagem.
1º MOMENTO (20 min.)
Acolhida com dinâmica de apresentação dos participantes.
2º MOMENTO (20 min.)
Apresentação do objetivo: Identificar diferenças e semelhanças relacionando os gêneros textuais com a competência sócio-comunicativa.
3º MOMENTO (60 min.)
Metodologia e desenvolvimento:
ü Apresentação dos diferentes gêneros e tipologias textuais através de exposição em cartazes;
ü Estudos teóricos com apresentação e projeção de slides;
ü Leitura e reflexão de textos que tematizam o Trabalho como ação humana;
ü Apresentação de slides: Gêneros textuais;
ü Apresentação escrita – professor cursista – relatos das experiências na prática em sala de aula;
ü Atividade extra: Gêneros literários e não literários: - leitura complementar.
OFICINA DA UNIDADE 10 – DESENVOLVIMENTO (120 min.)
EIXO – letra e música: Mulher nova bonita e carinhosa..., composição de Zé Ramalho.
1- Apresentação e distribuição de textos, letra da música;
2- Áudio da música;
3- Roda de conversas sobre a composição poética da música, considerando gênero e tipo textual;
4- Produção dos diferentes tipos de textos a partir do texto trabalhado, música: Mulher nova bonita e carinhosa...
AVALIAÇÃO (20 min.)
A avaliação é uma prática que realizamos, intencionalmente ou não, sempre ao final de cada ação por nós realizada. Com o nosso trabalho não será diferente, realizaremos uma avaliação a cada encontro com o objetivo de melhorar e dar mais qualidade aos trabalhos, para assim, esses trabalhos influenciarem nossa prática em sala de aula.
ENCERRAMENTO (10 min.)
Mensagem final e dinâmica das balas coloridas
- Aquarela do bem estar.
Paulo, que legal, adorei seu blog. Vc está bem adiantado. Parabéns!
ResponderExcluirVamos trocar figurinhas. Só fizemos um encontro até agora. Nossa oficina de psico será realizada no dia 13/07.
Um abraço.
Marivone - Jequié/BA