terça-feira, 9 de junho de 2009

2ª OFICINA DO GESTAR II - Lapão Ba.

2ª OFICINA

PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II –

PLANEJAMENTO / -14/04/2009
2ª OFICINA – TP3 – UNIDADES 11 e 12
TEMA
: Tipos textuais – Sequências tipológicas: - descrição e narração
– os tipos injuntivo e predicativo
– A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.

OBJETIVO
Caracterizar sequências tipológicas descritivas, narrativas, injuntivas, predicativas e expositiva e argumentativa, as duas últimas, como dois aspectos do tipo dissertativo. Para assim, relacionar sequências à classificação de gênero.

1º MOMENTO (30 min.)
Dinâmica de boas vindas – Desenhar na cartolina.
Objetivo – Refletir como somos, somos uma “obra coletiva” influenciados pelos outros, mas também influenciamos as outras pessoas

2º MOMENTO (10 min.)
Apresentação do objetivo com consulta ao Caderno de Teoria e Prática 3, para reflexão e desenvolvimento das atividades propostas, com o propósito de elaborar atividades didáticas que facilitem à compreensão do aluno sobre gênero e tipo textual.

3º MOMENTO (90 min.)

Metodologia e desenvolvimento

1- Leitura do texto “Gaiolas e asas” de Rubem Alves;
2- Questionamentos;
3- Apresentação de slides para estudos teóricos
4- Discussão sobre os estudos teóricos, gênero e tipologia textual;
5- Atividade em grupos -Leitura complementar: avançando na prática, resumindo e leitura sugerida;
6- Socialização das atividades das leituras, cada grupo irá apresentar suas atividades, em tempo determinado pelo grupo (formador e cursistas);
7- Discussão entre os grupos (explanação e entendimento) sobre as diferenças entre gêneros e tipos textuais e suas relações.

OFICINA – DESENVOLVIMENTO (90 min.)

EIXO Sequências Tipológicas e a Inter-relação entre gêneros e tipos de textos.

1- Promover a produção de textos de tipos diversificados, a partir do texto “lavadeiras de Moçoró” (TP3, p.59, 2008), considerando os diversos gêneros;

2- Leitura das produções textuais para apreciação do grupo;

3- Orientar para a realização de atividades semelhantes na prática, em sala de aula,

ATIVIDADE DE CASA (10 min.)
Propor atividades para o próximo encontro, informando que o cursista irá escolher para as unidades, um AVANÇANDO NA PRÁTICA para trabalhar com seus alunos, e em seguida fazer um breve relato das ações desenvolvidas, apresentando resultados através de amostragem.


AVALIAÇÃO (10 min.)
A Avaliação será realizada através de fichas pré-elaboradas pelo formador.

ENCERRAMENTO
Leitura do texto – UMA HOMENAGEM AO PROFESSOR DE PORTUGUÊS.

Um comentário:

  1. Professor Paulo,
    Que belo trabalho!!! Parabéns pelo excelente blog, você é realmente comprometido com a educação.Um sucesso!
    Abraços,
    Professora Valquíria
    Formadora Gestar II-UNB

    ResponderExcluir