sexta-feira, 19 de junho de 2009

PLANEJAMENTO: 3ª OFICINA

3ª OFICINA

  1. PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
    – GESTAR II –

    3º ENCONTRO – TP4 – UNIDADES 13 e 14 / SEÇÕES de 1 a 3
    PROFESSOR-FORMADOR: Emanoel Paulo M. Matos
    COORDENADORA: Marisa Santos Souza
    TEMAS: - Leitura, escrita e cultura
    - O processo da leitura

    OBJETIVO
    Refletir sobre os usos sociais e função da escrita no cotidiano, fazendo relação entre letramento com as práticas da cultura local, bem como, a cultura regional e nacional.

    1º MOMENTO (05 min.)
    Dinâmica: Passando a boneca
    Objetivo – Criar junto aos participantes um momento de descontração e inter-relação pessoal e assim, promover um ambiente de seguro e de confiança entre os cursistas.

    2º MOMENTO (30 min.)
    Explanação das atividades desenvolvidas na sala de aula “Avançando na Prática” TP-#, e/ou outras atividades planejadas pelo professor cursista, quando apoiadas no material fornecido pelo Programa, GESTAR II.

    3º MOMENTO (05 min.)
    Apresentação dos objetivos do módulo TP-4, Unidade 13 – Seção 1 a 3, para uma prévia reflexão sobre o que será estudado durante o encontro.

    4º MOMENTO (80 min.)
    Metodologia e desenvolvimento:

    1- Leitura do poema “o que é letramento?” (MAGDA SOARES, 2004).
    2- Discussão e análise sobre a definição de letramento presente no poema.
    3- Apresentação de slides: Letramento e cultura – Estudos teóricos: Letramento: um tema e três gêneros (Magda Soares, 2004).
    4- Atividade em grupo, leitura e compreensão, Texto “Leitura, escrita e cultura” (BARBATO), TP-4, p. 13.
    5- Socialização da leitura – Cada grupo apresentará a síntese escrita do texto lido.

    5º MOMENTO

    Consulta e analise dos AAA-4, (professor e aluno) como instrumento de auxílio à prática em sala de aula. (Leitura e processo de escrita).


    OFICINA – DESENVOLVIMENTO (100 min.)

    EIXO – Reflexão – escrito e cultura local.

    1- Seção 1– Letramento / Resolução da atividade 1. Áudio da música;
    3-Seção 2– Letramento e diversidade cultural/Resolução da atividade 9.
    2- Seção 3– Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita / Resolução da atividade 13.

    PROCEDIMENTO
    Os professores cursistas presentes, formarão três grupos de estudo para realização das atividades propostas. Cada grupo, em seguida, apresentará as conclusões, apontando a importância ou não, de se realizar esse tipo de atividade em sala de aula.

    ATIVIDADE DE CASA
    Propor atividades, orientando o cursista como trabalhar com seus alunos.
    O cursista irá escolher para na unidade 13, um AVANÇANDO NA PRÁTICA,
    TP-4, p. 31, 41 e/ou 50. Após a realização das atividades em sala de aula, o cursista deve fazer um breve relato das ações desenvolvidas, apresentando resultados através de amostragem no encontro seguinte – Relato de experiência.

    AVALIAÇÃO (10 min.)
    A avaliação será realizada através de uma dinâmica – Avaliação Sanfona.

    ENCERRAMENTO (10 min.)
    Apresentação em multimídia da mensagem ÁRVORE DE AMIGOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário