sexta-feira, 19 de junho de 2009

DINÂMICA DE AVALIAÇÃO

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II
Língua Portuguesa


3º ENCONTRO – TP4 – UNIDADES 13 e 14
TEMAS: - Leitura, escrita e cultura / O processo da leitura.


DINÂMICA – AVALIAÇÃO SANFONA

OBJETIVO
Propor a participação ativa dos cursistas para que estes possam analisar e refletir sobre a importância da avaliação e auto-avaliação do curso, em sua prática pedagógica e de sala de aula.

PARA ESTA DINÂMICA de avaliação, a coordenação deve preparar folhas de papel (pode ser tamanho A4) dobradas em forma de sanfona, da seguinte maneira: na parte superior da folha são escritos, dado a lado, de forma simétrica, quesitos para a avaliação como “ O que mais gostei”; “Minha participação foi”; “A melhor atividade foi”; “O que vou fazer para casa”. A coordenação de encontro tem a liberdade de colocar os quesitos que quiser, em número suficiente para preencher uma linha da folha. Colocando os quesitos de avaliação lado a lado de forma simétrica, deve-se traçar um risco de alta a baixa, formando colunas até o pé da página, de tal maneira que cada coluna é encabeçada por um quesito. Se houver problema de espaço, os quesitos podem ser escritos com apenas uma ou duas palavras e antes da avaliação se explica o que se pretende com o quesito em questão. Estando a folha pronta com os quesitos e as respectivas colunas de largura simétrica, a folha deve ser dobrada em sentido horizontal às colunas, em forma de sanfona, com dobras de cerca de dois centímetros de largura. A parte superior da folha, onde estão escritos os quesitos, deve ser dobrada com uma aba mais larga de fora que, mesmo estando a “sanfona” fechada, se consiga ler os quesitos ao topo da folha. Deve ser feito um número suficiente de sanfonas para todos os participantes, que devem estar sentados em círculo. A coordenação explica o procedimento: Cada um deve fechar a sanfona e ler os quesitos que estão ao topo da página. Tendo sido explicados os quesitos, cada participante deve abrir apenas a primeira aba (aba superior) da sanfona e escrever nas respectivas colunas sua avaliação. Deve-se usar apenas palavras ou, então, expressões curtas. Cada qual pode escrever diversas palavras ou expressões para cada quesito (sem passar para outra aba) e se pode começar pelo quesito que quiser. Dá-se um pequeno tempo para isso é, ter escrito alguma avaliação para cada um dos quesitos, a aba onde está escrito algo deve ser fechada e aberta e seguinte aba ( a segunda de cima para baixo). A sanfona é então passada adiante na roda. Sem ver o que está escrito na primeira aba (que esta fechada), dada um deve continuar sua avaliação, escrevendo mais alguma coisa sobre o mesmo quesito que já havia avaliado antes ou escrevendo algo em quesitos sobre os quais não tinha tido tempo de escrever sua opinião. Dado mais um pequeno tempo, esta aba é fechada e a seguinte e aberta. A sanfona e passada adiante e o exercício de escrever palavras ou expressões de avaliação continua. Quando a sanfona tiver sido completa, isto é, todas as abas já tiverem sido abertas e recebido algo escrito, a sanfona é então fechada e passada adiante. Encerra-se o exercício de escrever a cada um deve abrir a sanfona toda e ler para os participantes a avaliação de cada um dos quesitos. A coordenação pode dirigir esta parte de tal maneira que sejam lidas, primeiro todas as avaliações de algum quesito antes de se passar para o seguinte. Ou, então, que sejam lidas todas as avaliações de cada sanfona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário