sexta-feira, 19 de junho de 2009

ABERTURA DAS ATIVIDADES - 3ª OFICINA

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II
Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO
3º ENCONTRO – TP4 – UNIDADE 13 e 14 – SEÇÕES: 1 a 3
TEMAS: - Leitura, escrita e cultura / O processo da leitura


DINÂMICA – Passando uma boneca

OBJETIVO
Dinamizar o grupo para o início das atividades.

PARA EXECUTAR esta dinâmica é necessário que o animador arranje uma boneca, de preferência de pano. Os participantes são colocados em círculo, de pé, um ao lado do outro. A boneca é entregue livremente a alguém do círculo. Esta pessoa deverá fazer um gesto qualquer com a boneca, como, por exemplo, dar-lhe um abraço, puxar o cabelo, dar um beijo... Enfim, cada um deve com liberdade e criatividade fazer algo com a boneca e, depois disso, passá-la para o vizinho a sua direita. Este também fará algum gesto como a boneca e depois vai passá-la adiante. Quando todos os participantes do círculo já tiveram tido a boneca em mãos e feito algum gesto com ela, o animador retira a boneca do círculo.
Iniciado com o primeiro que teve a boneca em mãos, cada participante deverá repetir o gesto que fez com a boneca, mas agora com seu vizinho da direita (ou da esquerda). Por exemplo, quem deu um beijo na boca, deverá dar um beijo no vizinho e de preferência do mesmo modo como beijou a boneca. Seguindo o mesmo caminho da boneca todos terão que repetir o gesto/ato realizado com a boneca.
A brincadeira pode tornar-se muito engraça, dependendo do nível de descontração do grupo. Algumas situações podem ficar inclusive constrangedoras, mas o grupo deverá saber contornar a situação com humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário